Bleach Wiki
Advertisement
Turn Back the Pendulum

Turn Back the Pendulum, a quinta saga de Bleach, embora seu nome mais correto seja provavelmente o de Saga of the Past . O nome que recebeu se deve ao fato de que todos os capítulos que compõem esta história, com exceção do último, recebem o nome de Volta o Pêndulo , seguido da ordem de publicação e adicional. Devido à sua extensão, esta parte da história poderia muito bem ser considerada um gaiden ou uma minissaga, mas devido ao fato de que os eventos narrados desempenham um papel de grande importância na história central, ela está incluída no enredo de eixo de as séries.

No mangá , os capítulos incluídos em Turn Back the Pendulum não seguem a numeração do resto da história, adquirindo valores negativos que vão de -108 a -97, o que perfaz um total de 11 capítulos, distribuídos em 2 volumes (todo o volume 36, que recebe o mesmo nome da saga, e os três primeiros capítulos de 37). No anime, este conteúdo inclui a décima primeira e mais curta temporada da série, denominada The Past e que cobre do episódio 206 ao 212, somando um total de 7 episódios. A chegada desta saga, na qual vemos como era o Gotei 13 um século antes dos acontecimentos centrais da série, bem como a origem daVizard e o papel desempenhado por Kisuke Urahara e Sōsuke Aizen em sua aparição , foi um ponto de inflexão na trajetória da série, ao adicionar um componente de enredo e deixar de lado por um tempo os inúmeros combates dos últimos capítulos.

Advertisement