Bleach Wiki
Advertisement

Tetsuzaemon Iba (射 場 鉄 左衛 門, Iba Tetsuzaemon ) é o capitão da 7ª Divisão do Gotei 13. Ele era anteriormente o tenente da 7ª Divisão sob o capitão Sajin Komamura.

Aparência[]

Iba tem um corte de cabelo distinto e usa óculos escuros pretos com seu uniforme padrão do Shinigami . Ele coleciona óculos de sol, sua principal fonte sendo Gin Tonbo (銀 蜻蛉, The Silver Dragonfly ), a mesma loja onde o colega Tenente Renji Abarai compra seus óculos. Ele também fuma e carrega seu Zanpakutō como uma pequena lâmina dentro de seu uniforme. Ele tem uma grande tatuagem nas costas que consiste em um gato em chamas e o kanji shōfuku (um convite à sorte). Essas características, mais seu estilo informal de fala, são todas fortemente reminiscentes de um típico yakuza . Dezessete meses após a derrota de Aizen, Iba está com um bigode mais cheio e uma nova cicatriz acima do olho esquerdo. Seu cabelo também está mais raspado, com três linhas sem pelos.

Dez anos após a derrota de Yhwach, Iba ostenta uma cicatriz em forma de meia-lua em volta do olho direito e tem um penteado semelhante a um pompadour.

Personalidade[]

Iba gosta de lutar, como os membros da 11ª Divisão , mas, ao contrário de muitos deles, coloca sua lealdade à Divisão acima de seu desejo de lutar e não deixa de fugir da batalha. Iba diz a Ikkaku Madarame que os ataques frontais que levam à derrota não têm sentido e que ele deve vencer independentemente de sua luta.  Iba é muito leal ao seu capitão, embora na semana após a traição de Kaname Tōsen , ele tenha passado muito tempo no 11ª Divisãoquartel-general para dar espaço ao seu capitão. Antes da luta, Ikkaku menciona que Iba se tornou mais arrogante desde que deixou a 11ª Divisão para se tornar tenente. Iba também parece ter problemas estomacais recorrentes, que ele nota com vergonha em algumas ocasiões. Ele e Ikkaku parecem ter uma relação de trabalho, embora consista principalmente em duelar, beber saquê e, em seguida, duelar novamente para ver quem precisa de mais.

Ele também é extremamente leal e decidido, como visto durante seu encontro com Choe Neng Poww . Com o capitão Komamura sendo eliminado do campo de batalha, Iba agarra o ferido Ikkaku (seu ex-companheiro de esquadrão) e o arrasta para longe de Poww, recusando-se a abandonar Ikkaku apesar dos protestos de Ikkaku e argumentando que Iba tem uma chance melhor de sobreviver se Iba apenas deixe-o ser. Quando Komamura avança para conter o ataque de Arrancar , ele diz a Iba para não se desviar de seu lado e Iba imediatamente obedece.

O tenente machista é presidente da Associação de Homens Shinigami e obriga todos os membros a se vestir como ele nas reuniões, inclusive usando seus uniformes e óculos escuros de maneiras semelhantes aos seus. Suas reuniões consistentemente o têm como alvo das piadas da Associação de Mulheres Shinigami , consistentemente em desacordo com sua vice-presidente Nanao Ise em suas ações e maneiras. Iba está freqüentemente na companhia de outros tenentes e oficiais do sexo masculino. Ele parece compartilhar sua inclinação por coisas pervertidas relacionadas ao Shinigami feminino.

Iba fala no dialeto de Hiroshima e quer divulgar mais seus conhecimentos, pois em algum momento no passado iniciou um curso por conta própria, mas teve que encerrá-lo por falta de frequência. Ele atualmente escreve um artigo na Seireitei Communication "Guys Corner" intitulado "The Hiroshima Dialect Seminar Brimming with Macho-ism." Sua comida favorita é okonomiyaki , mas apenas se for feito no estilo de Hiroshima, enquanto ele detesta aquele preparado no estilo de Osaka.

História[]

Iba era originalmente o quarto assento da 11ª Divisão e superior de Ikkaku Madarame, mas foi transferido para a 7ª Divisão porque ser promovido a tenente na 11ª Divisão era mais difícil, senão impossível. Há rumores de que ele desejava se tornar tenente não por ambição pessoal, mas para agradar sua mãe, Chikane Iba . Como resultado, seus ex-compatriotas da 11ª Divisão o desprezam, pois consideram as outras divisões mais fracas do que elas. Apesar disso, ele tem o hábito de rondar a sede da divisão. Apesar de ter saído da 11ª Divisão, fica claro que ele ainda gosta de uma boa luta, e durante seus duelos com Ikkaku revela um sorriso maníaco muito parecido com seu sparring.

Trama[]

Arco da Soul Society[]

Iba comparece ao encontro dos tenentes com Renji e os outros quando os Ryoka invadem a Seireitei.  Junto com seu capitão, ele visita o complexo da Quarta Divisão com Kaname Tōsen para prestar seus respeitos ao falecido Sōsuke Aizen . Na manhã da execução de Rukia Kuchiki , ele usa Bukkomi Dogeza (特 攻 土 下座, "Full-Blast Dogeza" )  para entrar na sala e se desculpar com seu capitão por seu atraso. Ele inventa uma história para justificar o atraso, embora o verdadeiro motivo seja porque ele sabe que Komamura não tem certeza da decisão e quer dar-lhe tempo para decidir. Komamura vê tudo isso, mas deixa pra lá, entendendo isso como um ato de compaixão.

Logo depois disso, Komamura e Tōsen levam seus tenentes, Iba e Shūhei Hisagi , para desafiar Kenpachi Zaraki porque ele libertou Uryū, Chad e Ganju de sua cela com a orientação de Orihime e os está levando a Sōkyoku para impedir a execução. Yachiru assume o controle e começa a liderar o grupo à frente para Sōkyoku quando os quatro Shinigami os confrontam. Depois que Kenpachi afirma que pode enfrentar os quatro, Yumichika Ayasegawa e Ikkaku Madarame reclamam que querem um pouco de ação, e então Kenpachi os deixa ficar com Shūhei e Iba.

A briga deles termina com os dois compartilhando uma garrafa de saquê. Enquanto eles estão descansando de sua luta, Ikkaku involuntariamente revela que Iba dominou todos os elementos do combate Shinigami para se tornar tenente. Quando Ikkaku menciona que parece infeliz, Iba nega. Quando Ikkaku passa a dizer que Iba se tornou tenente de sua mãe, Iba nega novamente. Iba muda abruptamente de assunto, apontando que eles ficaram sem saquê. Depois disso, eles jogam pedra-papel-tesoura para ver quem fica mais alto. Iba vence a partida pedra-papel-tesoura, e antes de começarem os dois se perguntam quem Byakuya Kuchiki está lutando na colina Sōkyoku. Ikkaku afirma que é Ichigo. Iba admite que gostaria de lutar contra Ichigo, e Ikkaku diz que ele tem o espírito da Décima Primeira Divisão. Eles decidem que o perdedor da partida ganha mais sake enquanto o vencedor descansa, mas lembram um ao outro que se um deles desistir, o outro morrerá.  No entanto, a partida é interrompida pelo relatório de Isane sobre a traição de Aizen, Tōsen e Ichimaru.

Mais tarde, ele aparece junto com a maioria dos outros Shinigami na Colina Sōkyoku para capturar Aizen, Gin e Tōsen. Quando um feixe de luz cai sobre Aizen e começa a levá-lo embora, Iba tenta atacar e detê-lo. No entanto, ele é parado por Genryūsai Shigekuni Yamamoto , que diz a Iba que o feixe de luz se chama Negacion e que os Menos o usam para resgatar seus companheiros. Ele continua a explicar que a área dentro da luz é uma dimensão completamente separada, impenetrável do lado de fora e que, assim que a luz desceu, Aizen ficou fora de seu alcance.

Mais tarde, quando Iba está no quartel-general da Décima Primeira Divisão, ele está saindo com Yumichika, que nota, com alguma irritação, que está muito alto por causa de Ikkaku, Ichigo e Kenpachi. Iba diz que tem sido assim desde que Ichigo começou a sair com o Onze, mas é melhor do que ficar quieto. Yumichika pergunta por que ele está andando por lá, e Iba diz que Komamura quer ficar sozinho.

Bount Arc (apenas anime)[]

Nota: Os eventos que ocorrem neste arco são apenas no anime e não constituem material canônico .

Clique em "mostrar" para ler o gráfico do arco.

Ele é enviado junto com Marechiyo Ōmaeda para Rukongai para conter a invasão de Bount , mas é atacado por Jin Kariya e Gō Koga e rapidamente derrotado.

Arco da cidade falsa de Karakura[]

Quando Aizen , junto com seus três primeiros Espada e seus Fracción chegam para atacar a Cidade Falsa de Karakura , ele junto com seu capitão estão entre os Shinigami que a defendem. Ele pergunta a seu capitão se eles deveriam derrubar Aizen ou o Espada primeiro. Sajin respondeu que eles deveriam tirar o Espada primeiro.

Quando Poww derrota Ikkaku Madarame , o Capitão de Iba, Sajin Komamura, salva Ikkaku. Komamura chama Iba, e Iba joga alguns itens de haste para impedir que o Falso Karakura volte ao normal. Iba percebe que Poww tem quase o dobro do tamanho de seu capitão, mas quando Poww lança sua Zanpakutō, Iba fica chocado. Komamura diz a ele para ficar atrás dele enquanto ele libera seu Bankai e derrota o Fracción. Após a luta, Iba revela que sabe sobre o Bankai de Ikkaku, e o admoesta por permitir que o pilar seja destruído por causa de seu desejo egoísta de não revelar sua verdadeira força, e acreditando que por ser substituível, não importa se ele morre . Iba então diz a Ikkaku que se ele quiser fazer as coisas do seu jeito, ele deve se tornar mais forte e vencer, mesmo que custe sua vida.

Após o início da luta entre Hisagi e Ayon , Iba momentaneamente se adianta para tentar um ataque surpresa pela retaguarda de Ayon. Ele inicialmente assume que seus movimentos foram bem sucedidos em surpreender a criatura, pois ela não reage, no entanto, ele se engana e é repentinamente explodido pelo Cero de Ayon , após este revelar a verdadeira localização do olho.

Junto com o outro Shinigami ferido, Iba é tratado por Izuru Kira , enquanto Komamura fica perto da barreira, após Yamamoto derrotar Ayon facilmente.

Depois que os capitães são capazes de enganar Aizen e Hitsugaya o esfaqueia por trás, Kira grita que os capitães finalmente venceram. Iba diz a ele que ele deveria parecer mais feliz com esse fato. De repente, Momo se levanta e começa a se afastar e Iba e Kira perguntam aonde ela está indo, mas ela não responde. Momo então balança sua Zanpakutō para eles.  Os dois são cortados quando Momo se revela como Aizen e que eles estavam sob sua hipnose completa o tempo todo.

Arco de contos desconhecidos de Zanpakutō (apenas anime)[]

Quando seu capitão é derrotado por seu próprio espírito Zanpakutō, Iba e Hisagi o carregam e o enviam para tratamento médico.  Mais tarde, ele fala com Isane Kotetsu durante o ataque do Zanpakutō ao quartel da 6ª Divisão . Eles são então confrontados pelo espírito manifestado de Ashisogi Jizō .  Logo o nível de capitão Zanpakutō ativa seu Bankai, devastando o campo.  Apesar de escapar, Iba está infectado pelo veneno e desmaios de Ashisogi Jizō. Iba é encontrado pela 4ª Divisão e tratado.

Arco de Beast Swords (apenas anime)[]

Com a ameaça do Tōjū emergindo após a morte de Muramasa , Iba é enviado junto com Hisagi, Kira, Ikkaku e o Zanpakutō Kazeshini de Hisagi para derrotar uma gangue de criaturas que aterrorizam os Rukongai . Iba comenta que Hisagi possuindo um Zanpakutō como Kazeshini "deve ser horrível".

Arco do Exército Invadindo Gotei 13 (apenas anime)[]

Quando Ichigo chega na Soul Society, Iba ajuda em sua prisão, junto com outro Shinigami sênior.  Mais tarde, Ikkaku aparece com outros membros do Gotei 13 no Mundo Humano enquanto eles escapam do Dangai e afastam Kagerōza Inaba .  Depois de se defender de Inaba e forçá-lo a recuar, Iba se junta a outros membros do Gotei 13 enquanto eles realizam uma reunião na sala de Ichigo.

Tetsuzaemon participa de uma reunião na sala de Ichigo , onde ouve Nanao Ise relatando a situação na Soul Society. Mais tarde, quando o Reigai de Kenpachi Zaraki sai da armadilha de Urahara e chega ao Mundo Humano, Tetsuzaemon e os outros tenentes chegam para ajudar Ikkaku a lutar contra ele. No entanto, Ikkaku os dispensa, dizendo que eles têm seus próprios oponentes. Quando mais Reigai chegam, Tetsuzaemon sai para lutar contra os recém-chegados. Tetsuzaemon é acompanhado por Rangiku quando eles enfrentaram o Reigai de Komamura. O Reigai rapidamente os subjuga com seu poder absoluto e eles são forçados a voltar para se juntar a seus aliados. Vendo o quão ruim é a situação, sugere-se que eles confiem no recém-adquirido Shikai de Nozomi e em sua capacidade de absorver e redirecionar a energia espiritual. Tetsuzaemon inicialmente se recusa, dizendo que não confia totalmente nela, mas depois de algum convencimento, ele concorda relutantemente. Eles lançam seus ataques a Nozomi, que então direciona a energia acumulada no Reigai, derrotando todos, exceto o Reigai-Byakuya, que então contra-ataca com uma explosão própria, nocauteando todos, exceto Ichigo e Nozomi. Yamamoto chega e derrota rapidamente o último Reigai.

Quando o Reigai de Kyōraku e Ukitake chegam, um Tetsuzaemon inconsciente, junto com Izuru, Shūhei e Rangiku são levados para Orihime para serem curados.  Com a chegada do Capitão Unohana, Tetsuzaemon e os outros são levados para a base temporária do Shinigami, onde ela os trata. No entanto, ela afirma que a condição deles é grave.

Depois de se recuperar, Tetsuzaemon se junta ao outro Shinigami curado e retorna à Soul Society. Lá ele encontra seu capitão e se junta a ele para enfrentar seus respectivos Reigai-homólogos.  Apesar desta assistência, o Reigai ainda pressiona o Shinigami. Byakuya Kuchiki então percebe a verdade por trás do estilo de batalha do Reigai: eles valorizam a autopreservação e não atacam primeiro com medo de serem em menor número.  Mais tarde, o ressuscitado Ōko Yushima começa seu jogo final, usando seu Renzan: Hajō Kūritécnica para começar a destruir a Soul Society. Antes que o Shinigami possa agir, o Reigai dá um passo à frente, dizendo que eles irão parar o plano caótico de seu companheiro Mod-Soul, já que seu objetivo sempre foi proteger a Soul Society do seu próprio jeito. Reigai então destrói a técnica à custa de suas próprias vidas.

O arco da Guerra de Sangue dos Mil Anos[]

Enquanto os capitães estão em uma reunião, os tenentes se reúnem e discutem a situação com o Wandenreich e os recentes desaparecimentos de residentes de Hollows e Rukongai. Iba ouve Izuru deduzindo que Shinigami provavelmente estiveram envolvidos no desaparecimento dos habitantes de Rukongai.  Quando o Sternritter invade Seireitei, ele junto com seu capitão saem para lidar com os invasores.  Depois de sair, o capitão Komamura logo confronta Bambietta Basterbine, com Tetsuzaemon por perto. Ele ouve enquanto Komamura explica que observar como os Wandenreich selam um Bankai e inventar uma maneira de contra-atacar isso será a chave para a batalha. Por causa disso, ele é instruído a ajudá-lo a encontrar uma maneira de se opor à técnica de Wandenreich de selar Bankai.  No entanto, para a surpresa de Tetsuzaemon, a Bankai de Komamura foi roubada em vez de lacrada.

Algum ponto depois, ele e o resto da 7ª Divisão são encontrados deitados no chão por terem dificuldade em lutar contra Bambietta Basterbine . Quando o Capitão-Comandante Yamamoto é detectado se dirigindo para a linha de frente, Komamura ordena que Iba e o resto da divisão se levantem. Reunidos pelas palavras de Komamura sobre como é vergonhoso para os membros do Gotei 13 ficar deitado enquanto o Capitão-Comandante está na linha de frente, Iba e o outro Shinigami rapidamente se levantam.

Algum tempo após o fim do ataque a Wandenreich, Iba acompanha Komamura a uma caverna fora de Seireitei. Enquanto seu capitão se aventura no interior, Iba se exercita enquanto aguarda o retorno de seu capitão.  Mais tarde, Tetsuzaemon testemunhou a invasão rápida e completa da Soul Society pelo Wandenreich.

Depois que a batalha de Komamura com Bambietta Basterbine termina, Iba vai para a localização de seu capitão. Ele pega seu capitão, que agora é totalmente animal depois que sua Técnica de Humanização expirou. Iba então diz a Komamura que eles vão derrotar Yhwach e vingar Genryūsai Shigekuni Yamamoto .

Algum tempo depois da derrota de Yhwach para Ichigo Kurosaki, Iba foi promovido ao cargo de capitão da 7ª Divisão. Dez anos depois da guerra, quando a limpeza de Seireitei estava chegando ao fim, Iba estava treinando com alguns de seus subordinados no topo de um campo de treinamento ao lado do penhasco. Ele saltou do penhasco para saudar o capitão Hitsugaya e o tenente Matsumoto, caindo de pé e marcando um buraco no chão. Depois de Hitsugaya fazer um elogio improvisado sobre sua ética de trabalho, Iba responde que ainda tem muito treinamento pela frente antes que seu corpo seja o de um capitão.  Pouco depois, Iba está presente no quartel da Primeira Divisão para a cerimônia de promoção de Rukia Kuchiki ao cargo de capitão da Décima Terceira Divisão .

Poderes e habilidades[]

Espadachim Especialista : Por ser um ex-membro da 11ª Divisão , especializada em combate, Tetsuzaemon é um espadachim altamente competente. Ele também é conhecido por treinarregularmentecom Ikkaku Madarame , um mestre espadachim.

Especialista em Hakuda : Como ele estava trabalhando para se tornar um tenente, Tetsuzaemon treinou para se tornar altamente proficiente em todas as formas de combate Shinigami, também se tornando hábil em combate corpo a corpo, apenas porque tornava-se um tenente mais fácil.

Especialista Kidō : Porque ele estava trabalhando para se tornar um tenente, Tetsuzaemon também se tornou hábil em Kidō, apenas porque tornou mais fácil se tornar um tenente.

Especialista em Shunpo : Tetsuzaemon é proficiente o suficiente em Shunpo para acompanhar seu capitão, mas provavelmente é do mesmo nível que a maioria dos tenentes.

Grande Poder Espiritual : Sendo um capitão do Gotei 13, Tetsuzaemon possui uma grande quantidade de energia espiritual.

Força aprimorada : Tetsuzaemon é capaz de apoiar Sajin Komamura após este ter sido derrotado por Aizen, embora Komamura tenha mais de quatro vezes o peso de Tetsuzaemon.  Iba pode cortar um prédio ao meio com um único golpe de sua espada.

Zanpakutō[]

O nome e as habilidades de Zanpakutō de Iba são desconhecidos, assim como seu comando Shikai . Quando selado, parece um tantō . O punho é vermelho e não possui guarda de mão.  Iba geralmente o mantém dentro de seu uniforme de Shinigami com o cabo para fora.

  • Shikai : Em seu Shikai, o Zanpakutō de Iba se estende em uma cimitarra ou uma grande cimitarra de lâminacom uma protuberância semelhante a uma picareta a uma curta distância abaixo da ponta da espada.
  • Bankai : ainda não revelado

Curiosidades[]

  • Tetsuzaemon é autor de Transbordando com Chivalry: the Hiroshima Dialect Cram School (漢 だ ま り で 男 気 あ ふ る る る 広 島 弁 講座 塾, Kan da Mari de Otokoke Afuru ru Hiroshima Ben Kōza Juku ) para o artigo do Seireitei News, Manly Silence .
Advertisement